top of page

Cuidados com a raça

Doenças Genéticas

   As principais doenças genéticas que acometem a raça e que conseguimos detectar através de testes laboratoriais:

*Late onset Ataxie-LOA (Ataxia de início tardio)
*Spinocerebellar Ataxia-SCA (Ataxia espinocerebelar)
*Juvenile Brain disease-JBD (Doença cerebral juvenil)
*Primary Lense Luxation-PLL (Luxação de Lente Primária)
*Degenerative Myelopathy (Mielopatia Degenerativa)

   Outra doença  que o Jack Russell pode sofrer é a luxação de patela, que é um problema no ligamento e muito comum em animais de patas curtas.

    Em nossos cães para as doenças genéticas, fazemos os testes em laboratório na Alemanha (Laboklin) e para a luxação de patela, os exames radiográficos. Tudo para eliminar a possibilidade de ocorrência das principais mazelas da raça em nossos filhotes.

WhatsApp Image 2022-05-12 at 11.55.26(1).jpeg

Tipicidade do cão de pelo duro

O cão de pelo duro, tende a ter uma queda de pelo menor, pois devido ao seu pelo ser de maior comprimento (alguns o chamam Jack Russell pelo longo, mas o correto é pelo duro) ele ter um período de vida maior. Mas é importante ter o cuidado realizando uma rotina de hand-stripping para manter a saúde do pelo do cão.

Fame

Tipicidade do cão de pelagem quebrada (broken)

O pelo quebrado (broken) é uma mistura entre o pelo liso e o pelo duro. Sua textura é variada e a pelagem não é tão lisa quanto a curta, nem tão longa e áspera quanto a dura. Fica em um meio-termo com partes eriçadas ou “despenteadas” não distribuídas uniformemente. O cão pode ter mechas de pelo que se levantam, especialmente na cara (como sobrancelhas, barba ou bigodinho), no dorso ou no pescoço. Seu comprimento é médio e o pelo não é colado ao corpo como o da versão lisa, mas também não forma franjas longas como no tipo duro. Rústico, mas não exagerado. Dá uma aparência um pouco mais "bagunçada" ou descolada, sem parecer malcuidado. Se você olhar para um Jack Russell e perceber que ele tem pelo que parece entre curto e duro, com alguns arrepiados e barbichas, e ele não parece tão liso nem tão desgrenhado, provavelmente é um pelo quebrado.

Star

Tipicidade do cão de pelo liso

O cão de pelo liso, conhecido como "pelo curto", tem uma menor preocupação com seu cuidado, sendo necessário somente a escovação regular (cerca de duas vezes por semana). Entretanto, é observado uma queda maior de pelos, pois o ciclo de vida do mesmo é menor devido ao seu comprimento reduzido. Mas nada que não seja o normal de qualquer cão de pelo "curto". Alimentação adequada com ração super premium melhora muito a saúde dos pelos e sua queda antecipada.

Goran

Hand-stripping

  A pelagem de cães de pelo duro se renova quando esse pelo envelhece e cai. Isso ocorre umas 2 vezes por ano. Após esse ciclo, um novo pelo duro nasce no local e assim a pelagem é naturalmente renovada. 

  Na natureza muitos animais trocam sua pelagem simplesmente perdendo a pelagem “velha”. Mas, como eles fazem isso? Principalmente se escovam contra os galhos mais baixos de arbustos e árvores, e assim, conseguem arrancar os pelos primários pela raiz dando passagem para o próximo ciclo de pelos. Indicamos o o hand-stripping como método correto de "tosar" os cães de pelo duro, pois, com esse método estaríamos simplesmente ajudando a remover os pelos primários já velhos e prestes a cair.

  A "tosa" incorreta das raças terriers é a causa mais comum do início dos problemas de pele. Segundo veterinários especialistas, o micro clima normal da pele adjacente fica alterado com o excesso de pelo. Por isso, o hand-stripping não é um procedimento reservado apenas para os cães de exposição, mais sim para todos os cães de pelo duro.

  Portanto é necessário desmistificar a ideia de que o hand-stripping é uma “depilação desnecessária”. A pelagem dos terries é naturalmente preparada para o processo de reciclagem de pelos. Se feito com cuidado, a técnica auxilia no microclima da pele e na renovação da pelagem. E por isso, recomendamos sempre procurar profissionais especializados! A manutenção deve ser iniciada aos 50 dias de vida, para que o animal se habitue com o manejo do seu pelo.

WhatsApp Image 2022-05-12 at 11.55.26.jpeg

Estudo do Padrão da Raça

Usamos como base para o estudo da raça e das características de um bom Jack Russell Terrier a preleção elaborada pela australiana Rita Francis Little, que foi criadora e juíza da raça e de terriers. Rita teve papel importantíssimo no desenvolvimento do Jack Russell moderno e na promoção da linhagem australiana por todo mundo. Essa deve ser a "Bíblia" do criador sério da raça! Abaixo você pode ver a preleção na íntegra que foi traduzida por nós para o idioma português.

Preleção Rita Francis Little

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - JACK KING OF MOUNTAIN © 2025

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
bottom of page